Daniela Traldi, da Rádio ONU em Nova York.*
A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, e o governo da Finlândia anunciaram um acordo para auxiliar países a desenvolverem sistemas sustentáveis de gestão e administração de terras.
Segundo comunicado emitido nesta sexta-feira pela agência da ONU, o objetivo é melhorar a segurança sobre a posse dessas terras e a governabilidade nas áreas rurais e urbanas.
Baixo Custo
O projeto de US$2,4 milhões, quase R$4,5 milhões, vai ajudar os países membros da FAO a testarem e adotarem tecnologia de baixo custo para a manutenção dos registros desses lugares. A iniciativa será implementada no Nepal, Gana e Samoa.
O diretor geral assistente da FAO, Alexander Muller, disse que a gestão transparente e efetiva exerce papel fundamental na garantia da segurança dos dados das populações das cidades e dos campos.
A agência da ONU informa que a ideia é promover sistemas de software acessíveis e permitir melhorias na gestão, já que a introdução aos sistemas de tecnologia da informação para o registro de terras é crucial para reduzir a corrupção e outras práticas.
Os resultados também trariam aperfeiçoamento da estrutura, acesso aos documentos, além de facilitarem a tomada de decisão e a maior divulgação dos dados.
Apresentação: Julia Borba, da Rádio ONU em Nova York.*
. Antártica: avanço da vege...
. País produz 1o. modelo de...
. Capivari de Baixo, mobili...
. Tubarão subscreve ação co...
. Movimento pela vida, não ...
. A BP usou dispersante tóx...
. Aquecedor solar de garraf...