Sexta-feira, 11 de Maio de 2007

Aquecedor solar de garrafas pet

Ola amigos...

Gostaria de contribuir com esta informação e indicar matérias sobre o aquecedor solar do nosso companheiro e amigo José Alcino Alano, publicada no Boletim ECOLÓGICO On-line.

Boletim ECOLÓGICO On-line


Tubarão:
Como pode uma idéia contribuir para a redução da degradação meio ambiente, trazer benefícios sociais e ainda ajudar na economia do lar? O comerciante de Tubarão José Alcino Alano, 54 anos, conseguiu juntar essas três características em um invento simples, mas revolucionário: um sistema de aquecimento solar de água feito com garrafas plásticas de refrigerante, o pet, e caixas de leite de um litro.
O esquema é mesmo dos aquecedores solares produzidos industrialmente, conhecido tecnicamente de sistema termo-sifão. A diferença está justamente do material utilizado. As garrafas, as caixas de leite e alguns metros de canos de PVC são utilizados para confeccionar o painel que serve para a aquecer a água. As caixinhas recortadas e os canos são pintados de preto fosco para absorverem a energia solar e a transformar em calor. As garrafas envolvem os canos por onde passa a água e mantém o calor através de efeito estufa. A água sai da caixa d’água em temperatura ambiente, passa lentamente pelo sistema, eleva a sua temperatura e volta para a caixa.
Após seis horas em média nesse ciclo constante, a água pode chegar a uma temperatura de até 38º Celsius no inverno sul-catarinense ou 50º no verão. “No inverno, como o frio é demais na nossa região, ás vezes ligamos o chuveiro elétrico com controle eletrônico no mínimo somente para dar aquecida a mais, pois o sistema já quebrou aquele gelo. Já no verão a água fica realmente quente e é preciso misturar com água fria para não se queimar”, conta seu José Alano, que usa o aquecedor de pet em sua casa desde outubro de 2002. “Resolvi elaborar esse projeto ao perceber o grande desperdício de plástico e de papel que promovemos ao jogarmos essas garrafas e caixas no lixo”, conta.
Na sua residência, o sistema abastece dois banheiros e custou um investimento total de R$ 83,00. Apesar de hoje estar precisando de uma ampliação, Zé Alano, como é mais conhecido, consegue economizar até 120 quilowatts de energia elétrica por mês.
O sonho do comerciante agora é ver o seu invento sendo utilizado em escolas, creches, entidades e pela comunidade em geral. “Nós registramos a patente não para desenvolver um processo industrial, mas justamente para evitar que outros não utilizem comercialmente a idéia”, ressalta. Para tanto, seu José tem buscado apoio de entidades para levar o seu projeto, que ainda não foi instalado em nenhum outro lugar, adiante. “Se você parar para pensar, vai perceber que, na verdade, não estou fazendo isso por caridade, afinal, reaproveitando o lixo, vou estar fazendo um mundo melhor para mim, para meus filhos para os meus netos”, diz empolgado. “Mas somente consegui chegar a esse resultado graças à ajuda da minha esposa, Lizete, e de meus filhos”.
Interessados em conhecer o projeto de seu José Alcino podem entrar em contato através do e-mail da família Alano walano@ibest.com.br.

Construa Vc mesmo seu aquecedor:

Veja AQUI o Vídeo c/ os cortadores de caixas e garrafas Myebook - Manual Aquecedor Solar de Garrafas Pet - click here to open my ebook Cilk AQUI acesse Manual </span></a>


Veja vídeo na ECOTV sobre assunto</p>
publicado por ecotv às 10:46

link do post | comentar | favorito
6 comentários:
De Luiz Carlos a 30 de Março de 2008 às 14:51
Ola, gostaria de saber se pode ser usada garrafas pet verdes, não vi ainda coletor solar com garras verdes. Estou tentando montar um coletor solar. Dos pesquisados o que mais chamou atenção foi este.
Ficarei muito grato se obter resposta.
De silvio a 7 de Maio de 2008 às 16:14
Silvio Neves- estou com vontade de fazer um aquecedor de garrafs pets,queira mais informações como manual com fotos,ou videos que não consigo abrir.pois eu vi está reportagem na TV,nãome lembro o canal.Queria mais detalhes.moro em Pirassununga SP- Rua Oscar Wadt,504 Jd.Leonor Cristina CEP.13630.610
De silvio a 7 de Maio de 2008 às 16:15
1953Silvio Neves- estou com vontade de fazer um aquecedor de garrafs pets,queira mais informações como manual com fotos,ou videos que não consigo abrir.pois eu vi está reportagem na TV,nãome lembro o canal.Queria mais detalhes.moro em Pirassununga SP- Rua Oscar Wadt,504 Jd.Leonor Cristina CEP.13630.610
De Jessica a 20 de Agosto de 2012 às 12:37
preciso entrar em contato com a Viridiana ... me passa o email ou telefone de onde ela trabalha ????
De onumeroum a 18 de Fevereiro de 2009 às 00:34
Sílvio, que o Supremo Arquiteto ilumine sua mente. Somente nós podemos mudar o destino da humanidade, pois com a ação de cada um é que o mundo poderá ter uma chance. ”Sei que é apenas uma gota no oceano, mais também sei que sem ela ele seria menor” Madre Thereza
Peço ao Supremo, que um dia permita que EU, esse humilde aprendiz, possa deixar para humanidade uma magnífica colaboração como é o seu trabalho.
Que Deus te abençoe!
Renato Nunes
De Fernando De Carvalho a 7 de Outubro de 2010 às 20:21
Novo Manual do Aquecedor

Image (http://www.myebook.com/index.php?option=ebook&id=51338)

Comentar post

.mais sobre mim

.pesquisar

 

.Fevereiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
21
22
23
24
25
26
27
28

.posts recentes

. Antártica: avanço da vege...

. País produz 1o. modelo de...

. Capivari de Baixo, mobili...

. Tubarão subscreve ação co...

. Movimento pela vida, não ...

. A voz dos jovens

. A BP usou dispersante tóx...

. Instituto ambiental fede...

. Sea Shepherd questiona d...

. Belo Monte: Pandora é aq...

.arquivos

. Fevereiro 2013

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Junho 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2007

. Abril 2007

. Março 2007

. Novembro 2006

. Outubro 2006

. Setembro 2006

.tags

. todas as tags

.favoritos

. Aquecedor solar de garraf...

.as minhas fotos

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub